Lutas

Em Minas Gerais ocorrem centenas de conflitos de comunidades, movimentos, ONGs e territórrios que envolvem a mineração. Os associados do IC, em seus territórios, estão engajados nos seguintes casos:

Moradores de Conceição do Mato Dentro que lutaram desde início dos anos 2000 contra a implantação do projeto Minas-Rio da Anglo American hoje em luta por justiça, reparação e pela existência de suas comunidades frente aos danos causados pelas operações e expansão desse empreendimento da mineradora inglesa. Também estão lutando contra a nova grande ameaça na região que é o Projeto Serra da Serpentina, da Vale, que neste momento se encontra na fase inicial do processo de licenciamento.
Moradores de Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara e outras localidades articulados no Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela em luta desde 2007 contra a instalação do projeto Apolo, da Vale S.A., na Serra do Gandarela.
Moradores de Brumadinho em busca de justiça, reparação integral e garantias de não repetição em relação às violações provocadas pela mineradora Vale S.A. e a certificadora alemã TUV SUD.
Moradores de Casa Branca no município de Brumadinho, em luta contra a retomada das atividades das minas Córrego do Feijão e Jangada (Vale) assim como das operações extrativas da mineradora MGB no entorno imediato do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, inclusive com a previsão de tráfego de caminhões dentro da Unidade de Conservação.
Moradores de Aroucas, no município de Bonfim, em luta contra a instalação de projeto da mineradora Alasca.
Moradores de Sabará e Belo Horizonte em luta pela proteção da Serra do Curral, patrimônio natural e cultural, e contra o grande projeto de mineração da mineradora Taquaril Mineração S.A.
Moradores do município de Moeda em luta contra o avanço da Mina Várzea do Lopes, da Gerdau, sobre o Monumento Natural da Serra da Moeda.
Moradores de Caeté e Sabará, articulados desde 2001 no movimento SOS Serra da Piedade, em luta contra a mineração nessa serra que é protegida a nível municipal, estadual e federal e onde está o Santuário-Basílica da padroeira de Minas Gerais.

O Instituto Cordilheira está em articulação com os seguintes movimentos e organizações

Movimento pela preservação da Serra do Gandarela

Site

Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM)

Gabinete de Crise da Sociedade Civil (GCSC)

Site

Movimento pelo Tombamento da Serra do Curral

Site

EduMiTe – Grupo de Pesquisa Educação, Mineração e Território

Site

Movimento Águas e Serras de Casa Branca – Brumadinho

Rede Latinoamericana de Mulheres Defensoras de Direitos Sociais e Ambientais

Site

Instituto Diadorim

Movimento Eu Rejeito Barragens Sabará

REAJA – Rede de Acompanhamento e Justiça Ambiental dos Atingidos pelo Projeto Minas Rio em Conceição do Mato Dentro

Observatório de Conflitos Mineiros da América Latina (OCMAL)

Site

Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG – GESTA

Site Site 2

SOS Serra da Piedade

Site

Campanha Janeiro Marrom

Site